3

Namoro foi feito pra acabar

Mulher, é com uma paz no olhar que eu te falo que, se você tá aí querendo sair da página ou ficou intrigada, fica comigo até o final do texto pois quero te mostrar o porquê eu acredito que o namoro foi sim feito para acabar.

Sim, eu acredito que namoro precisa ter data de validade e que precisa começar já com a intenção de acabar. Na forma como eu aprendi a enxergar os relacionamentos o namoro é aquela fase onde você vai conhecer a pessoa, saber se compartilham os mesmos planos de vida, se as manias (sim, vamos aqui chamar de manias o conjunto das coisas que essa pessoa faz, como age e fala, como ela pensa…) e, também, se a forma de viver dessa pessoa faz sentido pra você. É preciso começar um namoro com as seguintes questões para serem respondidas: Qual é o plano de vida dessa pessoa? Me cabe nessa vida? Eu quero fazer parte desse plano e compartilhar o meu plano com essa pessoa? Essa pessoa está disposta a fazer parte do meu plano de vida? Os valores dessa pessoa fazem sentido pra mim? Compartilhamos dos mesmos valores ou, pelo menos, valores compatíveis? Eu quero construir meus sonhos com essa pessoa? Quero ajudá-la a construir os sonhos dela? Quais sacrifícios, o que precisarei ceder, o que precisarei transformar em mim para que a vida seja possível ao lado dessa pessoa? Quais mudanças, o que ela precisa ceder ou transformar nela para viver comigo? Eu estou disposta a essas transformações? Essa pessoa quer também fazer o esforço necessário para construir essa relação?

A vida a dois exige negociação, diálogo, ceder para que o casal funcione e nem todos aqui estão dispostos a isso. O propósito do namoro é esse, entender se a vida ao lado dessa pessoa faz sentido para que vocês possam ir ao próximo nível: ou terminar o namoro ou seguir para um casamento ou uma nova construção. E é aqui que muitos se perdem e voltam ao ciclo de começar um novo namoro com uma nova pessoa e vivem nesse ciclo por uma parte da vida.

 

Mas porque as pessoas se perdem nesse momento de definir o fim do namoro? Temos dois padrões interessantes para considerar: ou a pessoa não tem esse plano de vida desenhado e, por isso, sequer sabem o que buscam numa relação ou a pessoa de fato está presa nas suas limitações atuais e seguir a um próximo nível é impensável. Nos dois casos a resposta é, conheça como você funciona e o que você deseja para a sua vida e permita que o namoro cumpra a função que ele tem: te mostrar se a vida ao lado dessa pessoa faz sentido ou não.

Me conta abaixo, você concorda comigo nesse ponto de que namoro foi feito para acabar? .